--------------------------------------------------------------------------------
1 - Em todo o Momento de Actividade mental Acontece em NÓS UM Duplo fenómeno de percepção: ao Mesmo tempo Que Consciência tempos de hum estado de alma, temos NÓS Diante de, impressionando-NOS OS Que Estão os sentidos virados par o exterior, qualquer Uma Paisagem , Paisagem Por entendendo, parágrafo Conveniência de frases, Tudo o Que forma o Mundo exterior Num Determinado Momento da nossa percepção.
2 - Todo o estado de Passagem Uma alma é. Isto é, todo o estado de alma E não só representável Por Uma Paisagem, Paisagem Mas verdadeiramente UMA. Onde em Espaço HA UM NÓS interior uma Matéria da Nossa Vida física se agita. Assim Uma tristeza É UM lago morto Dentro de NÓS, Uma alegria hum dia de sol No nosso Espírito. E - Mesmo Que Não se queira admitir Que todo o estado de alma É Uma Paisagem - Pode AO Menos admitir-se que todo o estado de alma se representar PoDE Por Uma Paisagem. Se eu dissertações Pensamentos "Ha nsa sol my" Ninguém compreenderá Que Os Meus Pensamentos São tristes.
3 - Assim, NÓS tendo, ao mesmo tempo, Consciência do exterior e do Nosso Espírito, e Sendo o Nosso Espírito Paisagem uma, tempos AO tempo Mesmo Consciência de Duas paisagens. Ora, essas paisagens fundem-se, interpenetram-se, De que modo o Nosso estado de alma, qual seja elemento para, sofrê Um pouco da Paisagem Que Estamos vendo - Num dia de sol Uma alma triste Não PoDE Estar Tão triste Como Num dia de chuva - e, também, um exterior Paisagem sofrê do Nosso estado de alma - É de Todos os tempos Dizer-se, em verso sobretudo, Coisas Que Como «nd Ausência da amada o sol Não Brilha», e Outras Coisas assim. exterior Paisagem De Bem MANEIRA Que uma arte Que queira representar uma Realidade tera de dar uma Através Duma Representação simultânea interior da Paisagem e da. Que resultados obtidos para tera de tentar dar Uma intersecção de Duas paisagens. Tem de Ser Duas paisagens, Mas PoDE ser - Não se Querendo admitir Que hum estado de Paisagem Uma alma é - Que se queira Simplesmente interseccionar hum estado de alma (puro e simples Sentimento) com um exterior Paisagem. [...]
Fernando Pessoa, em "Cancioneiro"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário