A sexualidade na adolescência é um pouco problemática. Como pais, nunca sabemos bem até onde podemos ir e onde começar a abordagem. Acima de tudo, penso que esta abordagem deve ser feita também nas escolas, tanto pelos professores e psicólogos, como por técnicos de saúde (Centro de Saúde).
Tenho uma filha pré-adolescente com a sua curiosidade natural. Um destes dias mostrei-lhe um vídeo que encontrei no You Tube, “Então é assim” (http://www.youtube.com/watch?v=Ln5KGsW8Byo&NR=1). Pretendia apreciar a sua reacção. Ela gostou muito do vídeo, achou divertido, contudo, não concebe que eu e o pai façamos amor, pois acha nojento. Acha que ela própria não vai fazer “aquilo”! Julgo que dentro de algum tempo ela terá mudado de opinião. Uma simples aula de ginástica, com as flexões, ela já considera de cariz sexual.
Penso que se deve falar de sexo despindo-nos de preconceitos. No entanto, nem todos os formadores (pais, professores, etc...) têm perfil para o fazer. Deveria existir um acompanhamento por parte de profissionais especializados. O assunto abordado no vídeo, dá pouca relevância aos afectos, factor que entendo ser bastante importante, pois não estamos a criar máquinas. Sem dúvida, é um vídeo, cujo conteúdo, os formadores deveriam explorar com os filhos/alunos, preparando-os para o futuro. Não pode estar exclusivamente nas mãos dos pais, apesar de serem estes os principais responsáveis pela educação dos adultos de amanhã.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá Margarida!
ResponderEliminarParabéns!
Nota + para este artigo!
Falar de sexo aos adolescentes é dificíl e delicado num país que ainda considera este assunto "tabu".
Ainda bem que de uma forma tão simples podes contribuir para sensibilizar cada um de nós para esta temática.
Penso que é indispensável que a nível governamental, da saúde, da educação formal nas escolas, educação familiar, entre outras, se possa encontrar meios/estratégias que de uma forma simples e correcta ajudem cada um de nós a ajudar os jovens a enfrentar a sexualidade de uma forma natural e consciente.
Continua a escrever sobre esta temática.
Isabel (educadora de infância)
Olá, sou uma adolescente...
ResponderEliminarque bom ver uma mãe preocupar-se em falar com a filha sobre sexo!!!! Eu também tenho uma mãe assim xD
espero que ajudes muitas mães e já agora pais, porque os adolescentes também são masculinos e talvez precisem ou da mãe ou do pai para abordar assuntos sobre sexo que por vezes os preocupam e acabam por procurar respostas nos locais menos apropriados ou pessoas menos apropriadas. Gostei muito!!!! :-) <3
Boa noite, gostei do video e do artigo que escreveste. Estou na fase da adolescencia e bem sei como é dificíl falar sobre sexo com os pais.
ResponderEliminarGostava que continuasses a escrever sobre este tema. Até breve